sábado, abril 15, 2006

Girinhus Advinhadeiros/DOMINGUEIROS

Uma das coisas que mais gosto de falar/ criticar/ fazer observar, é o puro "Zé Povinho", o tão conhecido "Saloio", muitas das vezes o "Sarrano"! Hoje, com este artigo queria revolucionar o nome pelo qual estas pessoas são conhecidas....Virou DOMINGUEIRO!!
Por gostar tanto de "enaltecer" este grande* lado do povo Português é que resolvi escrever este artigo...
Especificamente falando, o meu artigo é sobre aquela parte destes DOMINGUEIROS em que está a familia toda no sofá(em pele, note-se) a assistir viva e entusiasticamente a um qualquer programa do genero: "A Herança" ou um outro qualquer em que o concorrente tem de responder a uma pergunta de escolha multipla!
Imaginem a quantidade de Domingueiros que estão em casa[casa tipo Camóne...aquelas do Silbeiro(onde neba)] naquele momento a fazer as suas apostas sobre qual será a resposta correcta sem a minima noçao do que se trata a pergunta.
Eu quando falo em concursos televisivos, falo também na conta do almoço de DOMINGO que procede a idazinha á missa e antecede o passeiozinho de carro com a restante familia que em nunca excede os 52Km/h, passeio esse que irrita um qualquer "Ateu" que gosta é de velocidades e que se está a danar para aqueles DOMINGUEIROS.
O mais interessante é quando algum erra...Há sempre a desculpa de que se tinha esquecido de incluir as azeitonas na conta ou 125 anos á morte de Camões na pergunta do concurso...
Um gajo com perfil para psicologo põe-se a pensar o que irá na mente de um qualquer Domingueiro durante o tal passeio,(que procede o almoçozinho que por sua vez procede também a idazinha á missa).Mas eu que nem perfil para psicologo tenho, sei a resposta. Na mente daqueles individuos estão duas coisas: Quem será o membro da familia a ganhar a disputa pelo comando da TV, e quem será o vencedor da noite de apostas no programa de logo à noite........

É Portugal na pura da essência....
E como disse recentemente Maria José Morgado no programa Diga lá excelencia:
-"Portugal é um país saloio!!!"
E eu digo:
-"Minha senhora, eu acho que se conhecesse o Espanta e a porteira da ESAP mudaria imediatamente de opiniao!"

*-Grande- Neste contexto eu incluí o "grande" pois como o meu artigo é sobre o lado saloio de Portugal eu quis fazer referencia à grandeza deste assunto, pois ainda nesta semana o Benfica atingiu o número 150.000 de socios.Então o assunto da Saloiada tem mesmo de ser conhecido como GRANDE!!!


[enRik]
1+1=1